Livro x Filme: "A Culpa é das Estrelas"


"Diagnosticada com câncer, a adolescente Hazel Grace (Shailene Woodley) se mantém viva graças a uma droga experimental. Após passar anos lutando com a doença, ela é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio cristão. Lá, conhece Augustus Waters (Ansel Elgort), um rapaz que também sofre com câncer. Os dois possuem visões muito diferentes de suas doenças: Hazel preocupa-se apenas com a dor que poderá causar aos outros, já Augustus sonha em deixar a sua própria marca no mundo. Apesar das diferenças, eles se apaixonam. Juntos, atravessam os principais conflitos da adolescência e do primeiro amor, enquanto lutam para se manter otimistas e fortes um para o outro."

Como muitos de vocês o primeiro livro que li do autor John Green foi "A Culpa é das Estrelas", e como a maioria dos fãs desse livro eu também fiquei muito ansiosa pelo filme. Ansiosa e com um pouquinho de medo, admito. A maioria dos livros que são adaptados pro cinema não saem como o esperado e acabam decepcionando muitos fãs, seja por causa daquela cena preferida que não foi incluida ou porque não transmite a emoção que o livro em si passa. Outra coisa que também ocorre e deixa frustração nos fãs é a mudança de enredo e do final, também dos personagens serem bastante diferentes do que é descrito no livro, são coisas que acontecem com frequência. O meu intuito hoje é fazer uma breve comparação do livro com o filme, e expressar a minha opinião pra vocês. E me perdoem se essa resenha ficar grande.

Muitas coisas ficaram a desejar para mim no filme, vou começar falando sobre o enredo e o que fez falta nele. O filme passa a imagem de que a Hazel era totalmente sozinha antes de conhecer o Augustus, como se ela só tivesse a família e nenhum amigo, isso porque não colocaram na história a amiga Kaitlyn, aquela que vai ao shopping com a Hazel fazer umas comprinhas. Aquela referência - que eu tanto adoro - ao filme "V de Vingança", quando o Augustus compara o corte de cabelo da Hazel com a da personagem da Natalie Portman não foi incluída. Também não colocaram as cenas que envolviam o vídeo game do Isaac, que era algo que eu adoraria ver na telinha. Entretanto, o meu maior medo em relação a essa adaptação foi que poderiam não colocar a cena que mais me marcou no livro, aquela que me fez chorar por quase uma semana e que me tocou profundamente. Foi a cena que mais me fez refletir sobre exatamente tudo. Pra minha sorte (ou não), essa cena esteve presente no filme, mas não me passou o mesmo impacto e emoção de quando eu li. Caso alguém fique curioso, é quando o Augustus foge de carro e liga pedindo ajuda pra Hazel. Quando li eu me desesperei ao imaginar o Augustus vomitando e chorando, e realmente me tocou. Infelizmente só quando li. E ah, também não comentam nada sobre a ex namorada do Augustus, que ao meu ver, era importante.

Quanto aos personagens, quando eu li o livro já havia saído o primeiro trailer do filme, então eu já sabia quem eram os atores, mas isso também me deixou um pouco a desejar. Eu imaginava a Hazel uma garota mais meiga, não que a atriz não seja meiga, até gostei da Shailene Woodley como Hazel, mas algo ali ficou faltando. Não tenho o que reclamar do Ansel Elgort como Augustus, mas admito que no papel do Isaac eu imaginava uma pessoa TOTALMENTE diferente. Não me julguem, mas eu o imaginava sendo um garoto bem esquisito e feio, o oposto do Nat Wolff. Mas, pra minha alegria, escalaram o Willem Dafoe como o Escritor Peter Van Houten, e eu adorei! Adoro a cara de louco desse homem, e acho que encaixou perfeitamente com o papel.
Como eu já disse, esse filme ficou muito a desejar, pelo menos pra mim. O livro está na lista dos meus favoritos, mas o filme não. E pasmem: eu não chorei com o filme.


“Todo mundo deveria ter um amor verdadeiro, que deveria durar pelo menos até o fim da vida da pessoa.”

Espero que tenham gostado da resenha e que não tenha ficado chato e cansativo. Foi minha primeira resenha, então por favor, críticas construtivas. Mas me digam, o que vocês acharam do livro? E do filme? E qual é a sua cena preferida desse romance? Venham me dizer a opinião de vocês sobre essa adaptação! :) 

14 comentários

  1. Quando assisto um filme antes de ler o livro, acabo não lendo o livro mais pq né?! Já sei o final.
    Demorei mto pra começar a ler A Culpa É Das Estrelas, pq virou modinha e eu meio que desanimei. Quando finalmente comecei a ler, tive que fugir da net pra evitar spoiler, haha
    Até aí, ok! E quando resolvo visitar minha prima no seu aniversário, ela me chama p ir no cinema assistir A CULPA É DAS ESTRELAS (eu estava no meio do livro), não tive como não ir
    Resultado?! Não terminei de ler, mas adorei o filme
    Até onde eu pude ler, percebi que realmente o filme cortou váaaaarias partes "importantes" talvez, mas que no roteiro do filme não interviram e acredito que por isso não perdeu a qualidade.


    refugiosinsanos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te aconselho a terminar a leitura, mesmo já sabendo o final. Vale a pena.

      Excluir
  2. Sua resenha ficou muito boa. Eu ainda não li o livro, só vi o filme mesmo mas quero ler logo...

    http://www.mayaravieira.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu estou louca para assistir esse filme...virou epidemia kkkkk agora livro não gosto de ler não rsrs

    Beijos
    * Blog da Pâm #SobreDietas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, virou, rs. Mas como assim não gosta de ler? Está perdendo toda a magia da leitura. =(

      Excluir
  4. Nossa, você acredita que eu não li e nem assisti o filme? Que desleixo de minha parte hahaha
    Adorei sua matéria, apesar de não ter entendido muito usahuhsa
    Estou te seguindo <3 http://www.renatacaparroz.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode acreditar que você não é a unica em não ter lido e nem assistido, hahaha. Obrigada e volte sempre!
      Beijos <3

      Excluir
  5. Amei tanto o livro quanto o filme, a minha cena preferida foi a que Augustus simula sei próprio funeral, achei interessante e pra falar a verdade bem corajoso da parte dele.
    Beijão ????)?
    /(.”)__?
    /||\
    _||_
    http://esmaltesdedivas.blogspot.com.br/2014/09/lingerie-sexy.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa essa parte. Muito obrigada pela visita. Beijão!

      Excluir
  6. Oi Rafa, eu aqui de novo!
    Olhaaaaa, eu li o livro tb qdo saiu o trailer. Mas não consegui ver o filme até hj! HAHAHAH
    Assim, li o livro esperando o pior. Já imaginando o final, e era bem oq eu imaginava, q alguém ia morrer e estava imaginando q não seria ela. Acho q o filme vai me emocionar mais. Sou chorona, mas no livro não chorei, acho que por estar preparada mesmo.
    Adorei a comparação. Normalmente o filme nunca chega aos pés do livro.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, eu também ainda não consegui assistir! Aposto que vou chorar horrores, você disse uma verdade, não consigo entender como eles fazem filmes tão POBRES se os livros são tão RICOS. Beijos.

      Excluir
  7. No meu caso foi ao contrario, eu não chorei no livro, mas chorei horrores no filme, mas o que eu não gostei no filme foi que eles não incluíram a parte que o Gus compara a Hazel com a Natalie Portman, com você disse teve muito a desejar, mas me emocionei mais no filme. Amei a resenha, super bem explicado.
    http://meuviciodiario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado. Beijos e volte logo!

      Excluir

♥. Primeiramente muito obrigada pela visita e volte logo, ficarei muito feliz;
♥. Seu comentário é muito importante para a continuação deste blog. Críticas construtivas, sugestões e elogios são bem vindos;
♥. Deixa o link para que eu possa retribuir a sua visita. ^^

Rafa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...